1-O que é o MUGEN?
2-Como adicionar Characters (personagens) ?
3- Como adicionar Backgrounds (cenários) ?
4- Como personalizar o som da tela de VS. ?
5- Como personalizar o som da tela de seleção de personagens ?
6- Como vincular músicas aos backgrounds ?
7- Como personalizar Sounds Pack (Sons como Fight!, Level 1 e K.O.) ?
8- Como colocar outras Life Bars e Energy Bars ?
9- Como configurar as propriedades de vídeo do mugen Como configurar as propriedades
de som do mugen ? 10-Como resolver problemas de memória ?
11- Como converter personagens do mugen9x para mugen2k ?
12- Como adicionar mais de 10 ícones na tela de seleção de characters ?
13- Como configurar os gráficos do mugen ?
14- Link Como colocar e configurar Joystick no Mugen ?
15- O mugen possui hotkeys ?
Respostas:
1-O
MUGEN é uma engine, um tipo de ambiente de trabalho, onde você pode
expandir e desenvolver um jogo de luta. Você pode fazer download da
Internet de characters (personagens) e backgrounds (cenários), e também
pode desenvolver seus próprios personagens e cenários. A engine de MUGEN
é poderosa e possibilita a você toda a liberdade de jogabilidade, quer
dizer, golpes especiais, combos, super especiais e muitas outras coisas.
Você pode encontrar personagens de outros jogos de luta, tipo Street
Fighter ou The King of Fighters, facilmente convertidos pro MUGEN (ou
até mesmo "melhorados"). E a liberdade de criação e conversão é a mesma,
mesmo que não seja tão fácil assim converter/criar personagens de
MUGEN. Resumindo, o MUGEN é uma verdadeira união de universos.
2-Você
ao baixar o personagem na internet, irá fazer o seguinte: descompacte o
personagem para o diretório chars na pasta do mugen. Por ex: eu baixei o
character akuma, eu então vou descompactar o akuma para o diretório:
\mugen\chars\akuma verifique no arquivo zipado o nome do personagem.def c
tiver por exemplo: akuma.def o nome do diretório onde você vai extrair
vai ser akuma se tivesse gouki.def o diretório se chamaria gouki. Agora
vai em \mugen\data\select.cfg abra esse arquivo com o notepad ou wordpad
e no parâmetro [Characters] embaixo da linha 20, mais precisamente
embaixo de: ;be selected for that player. Você ira adicionar seu
personagen da seguinte forma: nomedofulano, stages/fasedofulano.def onde
tem nomedofulano, você irá colocar o nome do character e onde tem
stages/fasedofulano você colocará a fase onde ele ira jogar.
3-Você
ao baixar o cenário na internet, descompacte os arquivos para a pasta:
\mugen\stages se o zip vier com um arquivo de som junto descompacte esse
mp3/mid/mod/wav para a pasta de som do mugen que se localiza em:
\mugen\sound
4- Pegue um arquivo de som e passe ele para o diretório
sound do mugen, ai então vá em: \mugen\data\select.cfg e no parâmetro
[Music] terá as seguintes linhas: ;Music to play at versus screen.
vsmusic = sound/nome do seu arquivo de som.xxx (você coloca por ex:
sound/selects.mp3)
5- Você ira fazer o mesmo procedimento de
instalar sons na tela de vs, só que terá as seguintes linhas: ;Music to
play at char select screen. bgmusic = sound/nome do seu arquivo de
som.xxx (você coloca por ex: sound/selects.mp3)
6- Você vai na pasta
mugen\stages escolha um cenário.def qualquer, então você irá abrir esse
cenário.def com o notepad ou wordpad e vá no parâmetro:
;-------------------------------------------------------- [Music] ;Put a
filename for an MP3 or MIDI here, or just comment ;it out if you don`t
want music. If an invalid filename ;is given, then no music will play.
bgmusic = sound/nome do seu arquivo de som.xxx (você coloca por ex:
sound/selects.mp3
7- Isso é um caso particular os soundpack, podem
variar com mais de um arquivo ou varis arquivos reunidos num
.zip/ace/rar etc. mais eles são extraidos para a pasta \mugen\sound ,
meio lógico naum
8-Para instalar esse kits você irar descompactar os
seguintes arquivos: fight.sff e fight.def para os seguintes diretorios:
fight.def para mugen\data fight.sff para mugen\graphics
9- Abra
primeiramente o arquivo mugen\data\mugen.cfg então vá no parametro
[Video] ;------------------------------------------------------- [Video]
;Enter the width and height of the resolution you want to set here.
;The optimal resolution is 320x240, but if your video card has problems
;You may want to try 640x480. Width = 640 (vocâ configura uma resolução
para seu mugen aqui eu aconselho a testar 400x300) Height = 480 (vocâ
configura uma resolução para seu mugen aqui eu aconselho a testar
400x300) ;This is the color depth at which to run MUGEN. You should set
it to ;16 bit color unless your video card has problems with it.
;16-fastest, 24,32-slower, 8-slowest/worst Depth = 16 (aqui você
configura a quantidade de bitcolor que o mugen usará) ;Set this
parameter to 0 to disable screen stretching, and set it to 1 if ;you
want to scale it up to fit the current resolution. Stretch = 0 (veja
como configurar essa opção mais a frente) ;Choose from "1" for VESA1, or
"Linear" and "Banked" for VESA2 ;Note: VESA1 is very slow on certain
video cards, especially the newer ;ones. "Linear" is usually the fastest
for new cards. ;Default is "Linear Vesamode = Linear (essas opções
podem ser escolhidas do jeito que você prefira, Linear é para rodar o
mugen com scanlines e Banked serve para rodar o mugen sem scanlines)
;Set to 1 to enable vertical retrace synchronization. VRetrace = 1
Pergunta: Como configurar as propiedades de som do mugen Resposta: As
propiedades de som já são pré configuradas, o mugen procura
automaticamente sua placa de som, mais você pode incrementar ainda mais
fazendo por ex: ;Voice Channels to use. Values are from 1 to 8. ;If
sound quality is poor, try setting a smaller number, such as 4.
WavChannels = 16 (aqui você pode tentar colocar o valor em 4 caso sua
placa de som seja meio sux assim ele irá melhorar a qualidade de som)
;Set the volume of wav, midi and mods. ;Note: WavVolume does not affect
mp3 or mod volume. ;Valid values are from from 0 to 255. WavVolume = 128
MidiVolume = 255 MP3Volume = 255 ModVolume = 80 (aqui você pode
aumentar ou diminuir o volume de diferentes tipos de arquivos de som do
mugen, o máximo é que você pode aumentar é 255)
10-Esse é mais um
caso particular caso você tenha tendo problemas de memória temos 2
soluções. Caso comum em acontecer você vai jogar em qualquer modo e
escolhe um character na hora que vai carregar o mugen sai para ms-dos
acusando menssagens de erro, mais como se ele carrega 2 personagens
iguais, simples você terá que fazer o seguinte: > Rode o mugen em dos
puro, que alias é o ideal, faça então: crie um atalho do dos no desktop
e tente rodar o mugen por lá. Ou sai para msdos e rode o mugen lá >
na pasta do mugen clique com o botão direito em mugen.exe e vá até
propriedades, ai vai em Memória, depois onde tiver memória em modo msdos
(dpmi), passe o valor de automático para 65535, dê ok e rode o mugen
pelo mugen.exe, não o atalho.pif.
11-Vvocê irá fazer o seguinte: 1 -
Abra com o wordpad o(s) arquivo(s) com extensão .cns 2 - Clique em
editar, depois em substituir... 3 - Depois, no campo localizar, digite o
nome(como está aparecendo): MakeExplod; 4 - E no campo substituir,
coloque o nome Explod; 5 - Depois é só clicar em substituir todos
6 -
Salve o documento. E agora é só jogar
12-Para fazer isso, você vai
entrar em: mugen\data\select.cfg e então vá no parâmetro [Dimensions]
você vai configurar as medidas por exemplo, logo abaixo tem uma
configuração para 33 personagens.
;---------------------------------------------------------------------
[Dimensions] rows = 3 (aqui é o número de linhas horizontalmentes
alinhadas) columns = 11 (aqui é o número de linhas verticalmentes
alinhadas) spacing = 2 wrapping = 1 ;1 to let cursor wrap around start =
2, 15 ;90,170 startP1 = 0, 0 startP2 = 0, 9 celldim = 27, 27 ;x,y (in
pixels) spr = graphics/select.sff title.pos = 159, 13 ;Position of title
(Arcade Mode, etc) title.font = 1,0 ;Font of title (-1 for none)
[Portrait] p1.pos = 18,100 ;18,100 Position to put big portrait p2.pos =
301,100 ;301,100 p1.name.pos = 10,100 ;10,162 Position to put name
p1.name.font = 1,4 ;Set to -1 for no display p2.name.pos = 309,100
;309,162 p2.name.font = 1,1
13-O parâmetro Stretch serve para
configurar os modos de vídeo em que você irá usar no mugen para
configura-lo abra o arquivo mugen.cfg localizado na pasta mugen\data, a
resolução fica por sua conta aconselho 640x480x16. Copie o arquivo
glide2x.dll para a pasta do mugen para um maior desempenho. Veja abaixo
as opções de Stretch: Stretch = 0 (Com Stretch no valor zero você ira
jogar mugen com resolução pequena tipo em janela) Stretch = 1 (Com
Stretch no valor 1 você irá jogar mugen em tela cheia Full screen)
Stretch = 2 (Com Stretch no valor 2 você irá jogar mugen em full screen
com modo Interpolation) Stretch = 3 (Com Stretch no valor 3 você irá
jogar mugen em full screen com modo edge engenhace) Stretch = 4 (com
Stretch no valor 4 você irá jogar mugen em full screen com modo scanline
14- Esta é uma tarefa bem simples, e não é necessário muito esforço
para entender como realizá-la.
Primeiramente, vá no diretório
mugen\data e abra com o Notepad (Bloco de notas) o arquivo mugen.cfg.
Localize o seguinte texto: [Input] P1.UseKeyboard = 1 P2.UseKeyboard = 1
P1.UseJoystick = 0 ;Note: Only one player may use the joystick at a
time. P2.UseJoystick = 0 ;Joystick type: ;4 - 4 button ;6 - 6 button ;8 -
8 button P1.Joystick.type = 0 ;Valid numbers are 0 (disable), 2,4 or 6
P2.Joystick.type = 0;22;6 ForceFeedback = 1 ;True to enable force
feedback Entenda que até a 4ª linha (começando por [Input]) o 0
significa que a opção onde ele está colocado está desativada e que 1
significa exatamente o contrário, ou seja, que está ativada. Portanto,
apenas substitua o valor da Segunda linha (P1.UseKeyboard = 1) para 0,
ficando deste modo: P1.UseKeyboard = 0 Isso irá desativar a opção de que
o Player 1 (Jogador 1) controla pelo keyboard (teclado). Na terceira
linha não mexa em nada. Já na quarta, substitua o valor do 0 por 1,
ficando assim: P1.UseJoystick = 1 ;Note: Only one player may use the
joystick at a time Isso indicará que o Player 1 usará o joystick. Agora,
na 10ª linha, substitua o 0 (o primeiro, já que o que está após o ; é
só um texto para você não ficar perdido) por 2, caso seu joystick possua
2 botões, por 4 se ele possui 4 botões e assim por diante (lembre-se
que só é válido até 6). Ainda é possível colocar joystick para o player
2, sendo que o esquema é o mesmo, apenas modificando as linhas de P2
(linhas 3, 5 e 11) e não P1. Salve o arquivo (Arquivo, Salvar [File,
Save]) e execute Mugen.exe.
15- Sim o mugen tem teclas especiais
para várias funções, veja abaixo: Tecla Função F1 Zera o life do segundo
jogador F2 Faz com que ambos os jogadores fiquem com life próximo ao
fim F3 Enche a barra de energia de todos os jogadores F4 Reinincia o
round F5 Termina o tempo F12 Salva screenshot (salva em mugen(xx).pcx)
Ctrl-C Exibe os pontos de colisão dos jogadores Ctrl-D Remove ou mostra o
debug Ctrl-I Life de ambos os jogadores ficam estáticos Ctrl-L Esconde
as barras de energia e de life Ctrl-S Roda o jogo o mais rápido possível
Ctrl-V habilita V-sync Ctrl-# (em # vc coloca de 1 a 4) Life completo
para jogador # Ctrl-Alt-# (em # coloca de 1 a 4) habilita/desabilita o
jogador Space Enche life e energia para todos os jogadores Pause Pausa
ScrollLck pausa a função frame-step Esc Sai do jogo
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